domingo, 4 de janeiro de 2015

Dama-da-Noite

Embora eu já tenha postado aqui sobre algumas das flores mais fragrantes que se abrem à noite, não poderia deixar de falar a vocês da minha alegria ao perceber meu quintal todo floridinho, com as pequeninas damas-da-noite.
Há os que chamam de dama-da-noite aquelas flores brancas enormes e belíssimas, cuja haste me lembra algum tipo de cactus. No meu caso, falo de um arbusto, de nome científico "Cestrum nocturnum", que pode chegar a mais de três metros de altura, com florezinhas brancas/esverdeadas, bem miúdas, em forma de estrelas.
O aroma dessa planta é algo realmente incrível. De um doce abafado, intoxicante, oriental, invade ruas e casas, principalmente no verão, e nunca passa despercebido. Diferente do jasmim, por exemplo, com suas notas doces, sutis e frescas...
A flores da dama-da-noite têm uma peculiaridade. Realmente só exalam à noite, a ponto de exalarem um odor amargo quando sentidas durante o dia.
Perfumes como Eden, de Cacharel, são os que me permitem chegar bem perto da sensação produzida por essas pequenas notáveis.
A planta é considerada tóxica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Participe deste blog. Vamos trocar experiências olfativas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...