terça-feira, 2 de setembro de 2014

Compartilháveis: eu uso, tu usas, ele usa...

Em primeiro lugar, vamos deixar de lado essa mania de rotular uma fragrância como masculina ou feminina. 
Entendo que, no passado, os perfumes eram destinados às mulheres, explorando, inicialmente, o aroma de uma única flor, como jasmim ou rosas. Para os homens, criou-se o hábito de perfumar o lenço com notas de lavanda (era o máximo que se permitia), criando um efeito fresco e natural, lembrando o cheiro da relva. Desse costume surgiu uma das famílias olfativas: o grupo fougère.
Mas hoje os tempos são outros.
A perfumaria evoluiu e passou a apresentar uma infinidade de possibilidades, em combinações de ingredientes sintéticos ou naturais, o que também ampliou o leque se opções para homens e mulheres. Outra coisa: o homem hoje é menos tradicionalista (para não dizer preconceituoso). Preocupa-se mais com a aparência e com a forma com que se apresenta. É mais vaidoso e, não necessariamente, menos viril.
Ainda assim, a perfumaria  quase sempre distingue: notas intensamente florais ou frutais são femininas. Notas cítricas, alavandadas ou intensamente amadeiradas são masculinas. Claro que muitas marcas, percebendo a mudança nos paradigmas, lançaram algumas fragrâncias mais ousadas, adicionando notas mais florais ou de baunilha, por exemplo, aos perfumes masculinos e madeiras mais intensas aos femininos. Bons exemplos são as casas Jean Paul Gautier e Calvin Klein, que são se prendem a padrões. Alguns exemplos destas e de outras casas são Le Male, de JPG, cujas notas doces de baunilha dão ao perfume um caráter menos rústico e mais feminino; também a violeta de Fahrenheit, de Dior, e as madeiras intensas de Le Baiser du Dragon, de Cartier. Outro exemplo interessante é o mix guloso de Body Kouros, permitindo que elas também se deliciem com um perfume "de homem", e o de Hypnotic, de Dior (muito bem lembrado pelo Yvan), que, embora bastante doce, contém notas severas de coco e jacarandá.
As fragrâncias mais frescas e casuais, de diferentes marcas, já são bastante apreciadas pelos garotos. São as águas refrescantes, inspiradas na lavanda, nos cítricos e também em notas marinhas: Free, de O Boticário; a coleção Brisas, de Eudora; as deliciosas colônias da tradicional Roger e Gallet, entre muitas outras.
Vale dizer, entretanto, que as fragrâncias não precisam ter inclinações "compartilháveis" para que possam agradar e ser usadas pelo gênero oposto ao que ela se destina. Há homens que preferem fragrâncias mais doces, enquanto certas mulheres não abrem mão do seu Azzaro pour Homme.
Seguem algumas sugestões, incluindo as dicas de alguns dos meus seguidores:

- Para eles, perfumes delas:

Ô de Lancôme, Laguna de Dali, Free de O Boticário, Thaty de O Boticário, Amarige de Givenchy, Le Baiser du Dragon de Cartier, Opium de YSL, L'Eau d'Issey de Issey Miyake, J'Adore de Dior, Clinique Elixir, Nº 19 de Chanel, Nº 5 de Chanel, Cabochard de Grès, Cabotine de Grès, Coco Mademoiselle de Chanel, Hot Couture de Givenchy, Calandre de Paco Rabbane, Jasmim Noir de Bvlgari, Obssession de CK, Ange ou Démon de Givenchy, Acqua Fresca de O Boticário, Burberry etc. etc. etc...

- Para elas, perfumes deles:

Body Kouros de YSL, 4711 de Mü
lhens, Le Male de Jean Paul Gautier, Eau Sauvage de Dior,
Fleur du Male de JPG, Dimitri de O Boticário, L'Eau d'Issey de Issey Myiake, Very Irresistible de Givenchy, Pi de Givenchy, Fahrenheit de Dior, 212 Sexy Men, Boucheron pour Homme, Zino de Davidoff, 212 Men, Jazz de YSL, Diesel Zero Plus, Acqua di Parma, Acqua di Gió de Armani etc. etc. etc...
É claro que já existem os clássicos reconhecidamente compartilháveis: CK One e Gautier 2 são bons exemplares.

Por hora é só.
Gostaria de ouvir as sugestões de vocês, queridos leitores. Vamos lá! Quais perfumes você indicaria?
 
 

13 comentários :

  1. Oi Cris, tudo bem???

    Que rico o que tu indica, menino!!!! Eu nem imaginava tantas possibilidades assim, vou anotar e dar uma pesquisada sobre isso, interessei nas opções ainda mais para os dias que virão....calientes certamente, rsrs.

    Eu indicaria as fragâncias de Roger Gallet (que muitas podem ser usadas tanto por mulheres, como por homens), as colônias da 1902, 4711, as colônias da Phebo que hoje tem várias como Limão Siciliano, Figo da Turquia, etc. Tem alguns perfumes da Animale que muitas mulheres apreciam a versão masculina.....e vou pensar em outras, afinal o mundo dos perfumes é tão vasto que por hora é só, rsrs (imitando o que tu escreveu no final).

    Um beijo querido, sucesso para ti, teu blog é um primor.
    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nobreza ter você sempre por aqui! Obrigado pelas dicas e pela presença, Malú!

      Excluir
  2. Antes de mais nada queria dar meus parabéns pelo teu blog.
    Vamos lá Joop Homme não curto mas acho ele ate mais feminino que masculino,vale para ambos os sexos,acho que o Light Blue D&G masculino com partilhável tmbem,femininos acho Versence Versace e o Angel TM,tenho uma amiga que sóh usa 2 perfumes e masculinos Issey PH e o The One D&G!

    Sandro R Carrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa, Sandro! Obrigado pelo elogio e pelas sugestões!
      Vc citou um perfume que realmente tem tudo a ver: Light Blue... Muito boa dica!

      Excluir
  3. São muitas as possibilidades. Como gosto de coisas difíceis (rsrs) vou indicar alguns para os mais corajosos:
    Delas para eles:
    Femme de Rochas (apesar do nome, não se trata de um bouquet floral, mas de um poderoso chypre com muito cominho), Eden (overdose de patchouly), Animale, Coco Noir, Anaïs Anaïs em quantidade mínima dá um bom masculino (mínima mesmo), o resinoso Roma de Laura Biagiotti, Tocade de Rochas (uma obra prima!), Ma Griffe de Carven, Cristalle de Chanel, Malia da L'Acqua de Fiori, Cinéma de YSL, o incrível Poison de Dior é usado por alguns homens, mas sempre atentem à quantidade, dois sprays geralmente são suficientes. Laguna de Dalí lembra o aroma de figos maduros e o considero bastante unissex, do mesmo modo que o Pi de Givenchy, já citado por Cris. Quartz pour femme, Organza, Oscar de la Renta, 5th Avenue de Elizabeth Arden, Dolce & Gabanna (da tampinha vermelha), Pleasures de Estée Lauder, Dior Addict, Angel (dizem que o masculino Animale Animale é igual), Allure de Chanel e o "smoky" Cheap and Chic de Moschino são apenas alguns...
    Deles para elas:
    Minotaure de Paloma Picasso, Gentleman de Givenchy, Joop, Eau Sauvage de Dior, Paco Rabanne pour Homme, o clássico Pour un Homme de Caron, Tsar de Van Cleef, Prince Blanc de Marina de Bourbon, Hugo de Hugo Boss, Escape e Obsession for men, Égoïste de Chanel, Safari e até o verdíssimo Polo de Ralph Lauren, Nightflight de Joop, Bvlgari, Bvlgari Extrême e Blv de Bvlgari, todos "pour homme", Dolce & Gabanna masculino (ou sua versão brasileira: Uomini do Boticário), Xeryus Rouge de Givenchy, Week End e Touch de Burberry, Encre Noir de Lalique, Ted Lapidus, Emporio Armani Lui, Vétyver de Guerlain ou Vétyver de Carven e Carolina Herrera Chic são para aquelas que gostam de aromas menos adocicados que os aromas geralmente dedicados às mulheres. Há muito mais, basta querer experimentar e ousar! Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o Lapidus para elas e o Roma para eles. Boa sacada, amigo querido.
      Tenho uma amiga que só usa Lapidus.
      Beijo!

      Excluir
    2. Acabei revelando meus segredos...

      Excluir
  4. AMEI!!! BOM SABER QUE NÃO ESTOU SOZINHA, RSRS. MEU PITACO: - Para elas, perfumes deles: JOOP HOMME ( o rosinha).
    - Para eles, perfumes delas: PRESENCE D´UNE FEMME (Mont Blanc).ABRAÇOS CHEIROSOS A TODOS.

    ResponderExcluir
  5. Cris, que bom que retornamos ao assunto de uma forma mais ampla, tenho um saudosismo grande dos perfume INTUIÇÃO da Natura, e TARSILA do boticario, (pena que são obras descontinuadas, mas se retornasse estocaria sem pestanejar). Como havia citado em outro post seu recentemente adquiri o ANGE OU DEMON, O LAGUNA, mas tenho tambem os 2 ESSENCIAIS femininos ( hoje acordei com a vontade de usar o EXCLUSIVO do vidro degradê), gosto por serem edp, e por não serem tão batidos como o LILY do boticario (em minha região ficou popular), tambem amo o LINDA (acho um floral requintado), e o ACQUA FRESCA ( meu refugio em dias tórridos). Até meu pai que é bem conservador em relação aos amadeirados gosta do KRISKA de natura (segundo ele cheira a chiclete, não usa por minha mão acha-lo enjoado).
    E você Cris gosta de quais da NATURA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só, João?! Disse que faria um post sobre isso (rsrsrs).
      Pois é, cara... De Natura tenho fixação pelo Essencial masculino e adorava o primeiro Essencial feminino, que me lembrava Dune, de Dior... Hoje, por incrível que pareça, recebi o Essencial feminino comercializado atualmente, que já é o terceiro com o mesmo nome (sem contar com o exclusivo). Já aspergi e estou conhecendo-o para postar em breve. Gostei muito.
      Dos importados, vale sugerir a você, já que gosta de Ange ou Demon, Dior Addict. Um espetáculo, com tema semelhante.
      Abraço, João!

      Excluir
  6. Cris, deu saudade daquela época que tinha música no blog...
    Essa aqui é da publicidade de Kenzo Amour, achei o máximo!
    https://www.youtube.com/watch?v=u9xOlacqQaI

    ResponderExcluir
  7. Legal essas dicas de perfumes compatilhaveis. Mais gostaria de mais dicas de compatilhaveis nacionais como Boticário e Natura. Obrigado.

    ResponderExcluir

Participe deste blog. Vamos trocar experiências olfativas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...