terça-feira, 30 de abril de 2013

Praliné

Na culinária, é o nome que se dá ao resultado da caramelização de castanhas e nozes diversas, usada em sorvetes, bombons e demais guloseimas. A origem é francesa, de um pó feito por moagem de nozes revestidas de açúcar: pralin. Quando a esse pó foi acrescido o chocolate, surgiu o praliné, em francês. Ou seja, na França, usa-se o termo para designar qualquer centro revestido de chocolate.
Na perfumaria, não é diferente. A palavra praliné é usada para se referir a notas gulosas, inspiradas na combinação de chocolate, caramelo e amêndoas. Participam de fragrâncias da família oriental gourmand, principalmente, e exalam notas doces e cálidas, entre o caramelo e a avelã, por exemplo
. Trata-se de uma nova tendência, definitivamente abarcada pela perfumaria mundial a partir de Angel, de Thierry Mugler.
O efeito é obtido por meio da combinação de notas sintéticas e naturais, principalmente a baunilha e a fava-tonca. 
Entre as grandes obras que contam com tais notas saborosas estão Nina, de Nina Ricci, CH, de Carolina Herrera, Lolita Lempicka Le Premier, Amor Amor Absolu, de Cacharel, entre tantas outras versões a partir de Angel, de Thierry Mugler.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Participe deste blog. Vamos trocar experiências olfativas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...