sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Manacá do Sul

Diferentemente do Manacá da Serra ou Manacá Mineiro, essa espécie é bastante odorosa. Símbolo de Curitiba, suas flores são azuis arroxeadas e clareiam gradativamente até que se tornem brancas. O arbusto fica belíssimo quando florido, sem contar com o odor maravilhoso que se espalha no ar. 
O perfume é doce, mas não enjoativo, como ocorre com a dama-da-noite, por exemplo. Trata-se de algo entre o jasmim e a orquídea, que entorpece pelo prazer e não pelo sufocamento.
Em tardes chuvosas, lembro-me perfeitamente do momento do estio, em que essas poderosas florezinhas exalavam seu feitiço nas redondezas da casa onde eu morava.
Hoje tenho duas mudas e uma delas, com 30cm de altura, floresceu lindamente há alguns dias. Confesso que ajoelhei-me no chão e curvei-me sobre essa dádiva a fim de capturar seu perfume.

Um comentário :

  1. Assim como vc, sempre me aproximo de plantas pra sentir o cheiro. Esse arbusto é lindo!!!
    Maravilhosas criações divinas!!!

    ResponderExcluir

Participe deste blog. Vamos trocar experiências olfativas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...