quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Capim Gordura

Quem vive ou viveu no interior, principalmente em regiões serranas, certamente conhece esse cheiro. O capim-gordura é conhecido pela grande qualidade nutricional para o gado e também por infestar áreas de cultivo ou de reflorestamento, sufocando e aniquilando plantas menores. Seu nome tem a ver com a textura das folhas, por serem aveludadas e pegajosas.
O cheiro desse capim é algo nostálgico. No meu caso, tem cheiro de infância, da época em que eu e minha família íamos a uma propriedade que tínhamos na região serrana do ES. Lembro-me que , pela manhã, ainda muito frio, via o vapor d'água se desprender dos charcos e regatos, ao receber os primeiros raios de sol. O capim cheirava divinamente e enchia meu coração de alegria. Cheiro verde, agreste e muito inspirador. O escritor Rubem Alves também é marcado por esse cheiro e o descreve em um de seus textos.
Descobri recentemente, em um terreno baldio perto de minha casa, algumas touceiras dessa planta. Agora passo sempre bem devagar para poder recordar alguns bons momentos que vivi.
Seu aroma traz notas que fariam grande sucesso em fragrâncias masculinas da família fougère, acompanhadas de lavanda e madeiras, lembrando mato, grama e rusticidade. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Participe deste blog. Vamos trocar experiências olfativas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...