sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Como saber se um perfume é original?

Bem... Tal tarefa pode ser bem simples, quando o nome ou  a embalagem ajudam. Geralmente os perfumes ditos falsificados são, na verdade, inspirados em fragrâncias originais e aparecem em frascos diferentes, remetendo-nos apenas à cor da embalagem ou ao formato do nome. É o caso do perfume abaixo, imitando o clássico Azzaro:



Em muitos casos, há uma embalagem padrão da marca e as fragrâncias aparecem enumeradas. Só o vendedor tem acesso aos referentes dos números, para facilitar-lhe a venda. Veja o exemplo:



Nesses casos, porém, não se pode acusar o fabricante de plagiador ou golpista, uma vez que seus produtos não são comercializados utilizando-se do nome ou do frasco referentes aos perfumes originais.

Uma outra forma de falsificação (nesse caso o termo é adequado) bem mais grave é a dita pirataria. Nesses casos, utiliza-se o nome, o cartucho e o frasco idênticos ao do produto original. E, dependendo da "qualidade"   da falsificação, pode ser bastante complicado para um leigo identificar o crime do qual está sendo vítima. Sim, porque um usuário fiel de um determinado perfume pode ser enganado se não estiver devidamente atento ou se não conhecer profundamente a sua fragrância.
Uma boa dica é observar o número de série ou lote presente no fundo da embalagem (do frasco). Este deve ser idêntico ao que se encontra no fundo do cartucho (ou caixa). Outra coisa, bem sinalizada por minha colega blogueira Vanessa: observe o plástico que envolve a caixa do perfume. Geralmente, no caso dos falsificados, o celofane é grosseiro e nem sempre totalmente adequado à caixa. Também vale a pena observar a presença de selos holográficos, códigos de barras, além de analisar o frasco atentamente: já tive um Chanel 5 falsificado nas mãos e observei que o acabamento do frasco deixou bastante a desejar. Válvulas grosseiras, que aspergem o líquido em forma de jato e não de spray, tampas que não encaixam perfeitamente nas embalagens, além da cor do perfume, uma vez que os falsificados tendem a apresentar uma coloração mais forte que os originais.
Outra dica bem legal da colega é verificar o número do lote, que geralmente vem impresso em baixo relevo no fundo da caixa. Entre com esse código no site checkfresh e procure identificar o prazo de validade do seu perfume. Se o item não for identificado, corre-se um grande risco de você ter em mãos um piratex.

Caso nada disso ajude, é hora de experimentar a fragrância. Engana-se quem pensa que só os perfumes originais deixam uma marca oleosa no local da aplicação. O ideal é conhecer, de fato, o perfume. Costumo dizer que os perfumes falsificados não têm profundidade. E isso é verdade. Uma fragrância pode até ser bem parecida com outra original, mas durante a evolução, percebe-se a ausência das notas de base ou uma profunda diferença entre elas. A grosso modo poderíamos dizer que o perfume falsificado é mais aguado e não tem "personalidade". Pode ser idêntico no início, mas tudo o que ele é não passa desse início, ou seja, não evolui, não se transforma na pele e se esvai com o mesmo aroma que chegou.
A verdade é que vale a pena gastar um pouquinho mais com um perfume de qualidade.
Bem... É isso! Espero ter ajudado!

46 comentários :

  1. Adorei a dica de como saber se um perfume é original!!!
    Vc disse tudo... Perfume falsificado não tem "personalidade"...rsrs

    Bjuuu Calízia Mariath

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Cris Bazoni,aprendi bastante; apartir de hoje estarei mais atenta.Assante sana!

      Excluir
    2. Obrigada Cris Bazoni,aprendi bastante; apartir de hoje estarei mais atenta.Assante sana= muito obrigada!

      Excluir
  3. Adorei à dica obrigado

    ResponderExcluir
  4. Compramos um Chanel N 5 - eau de parfum - 100ml como original. A pessoa que vendeu disse que ao viajar para o exterior trouxe para um parente e que não gostaram, então estava sem a caixa. No vidro está grafado no fundo o endereço de New York, N.Y. 10019 - Made in USA e no verso do adesivo também, ele tem uma boa fixação. Não achei nr de série e a cor já mudou, está ficando avermelhado. Então devo concluir que este é pirata, como eu já desconfiava desde que comprei?
    Edmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada de errado com seu perfume. Trata-se de uma fragrância de concepção francesa, mas não impede que seja produzida em diferentes partes do mundo. Veja a Coca-Cola, por exemplo. Em meu frasco consta Made in France, mas ao lado existe um selo Chanel NY, com a mesma numeração. Sobre a cor, é mais que natural isso acontecer.

      Excluir
  5. comprei um azzaro pelo site da Sephora, em baixo do frasco veio o numero de serie em um "adesivo", um outro que eu comprei na Renner loja fisica, veio com o numero de serie em alto relevo. apesar dos modelos de perfumes serem diferentes, e com qualidade, qual dos dois eh falsificado ou nenhum dos dois? gostaria de saber quem ja tem outros Azzaros para me falar como esta em seu frasco para concluir melhor essa minha duvida... obrigado

    ResponderExcluir
  6. Compre um Azzaro na Renner (loja fisica) e outros na Sephora (loja virtualde grande status)
    no perfume da Renner, o numero de serie veio em Alto relevo, enquanto no da Sephora em um "adesivo". Ambos com fragrância de qualidade, e por nunca ter usado esses nao sei reconhecer pelo cheiro se eh original ou nao. gostaria de saber se alguem tem algum frasco Azzaro com a certeza da originalidade e me esclarecer essa duvida de qual dos dois são falsificados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão da presença do selo o udo alto relevo não define se o perfume é ou não falsificado. Veja o número de série e compare ambos os perfumes na pele. Se houver imitação, vc saberá.

      Excluir
  7. A UP ESSENCIA TRABALHA COM 22% DA ESSENCIA EM TODOS OS PERFUMES! ENTAO QUANTO MAIOR A CONCENTRAÇAO 25,30 40, ETC MAIOR DURABILIDADE QUALIDADE E PRINCIPALMENTE O VALOR. EXEMPLO: TEM PEQUENAS PORÇOES 30 ML SOBRE ENCOMENDAS QUI CUSTAM ENTRE 2000 A 3000 MIL ETC....

    ResponderExcluir
  8. Vejamos: as letras e o código de barras não contém rasuras ou erros de ortografia; o número de série que está impresso na caixa é o mesmo que está impresso a laser no frasco; o tamanho da embalagem e frasco correspondem a 100ml / 3.4 Fl. Oz; a embalagem veio envolvida em película com o selo em nome da marca sem nenhum erro e 95% justa a caixa, e mesmo assim tenho minhas dúvidas se é original ou não porquê percebo que a fragrância EDT não se prolonga por digamos 8 horas, isto no Azzaro Intense.

    Um fato que me deixou surpreso, uma vez que, a fragrância tem duração de 6 a 8 horas e já não a sentia mais, é que aproximadamente 10 horas depois de colocada, quando em momento calientemente caliente com minha amada, a fragrância nos envolveu deliciosamente por um longo período.

    A pergunta é a seguinte: Podemos considerar este momento intermitente como um teste para autenticar a originalidade do perfume?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando nosso corpo esquenta, é normal que os óleos essenciais que compõem a base do perfume se acendam. Isso ocorre com perfumes nacionais ou importados. No seu caso, a melhor forma de identificar se o perfume é original ou não, já que o sentiu após dez horas, é pela própria fragrância. Dificilmente uma pessoa fiel a um perfume seria enganada ao aspirar sua versão falsificada.
      Muitas vezes, temos a impressão de não estarmos sentindo a fragrância, no entanto, outras pessoas a sentem. Isso se chama "acomodação olfativa".
      Sobre o Azzaro Intense, por incrível que pareça, considero-o menos intenso em minha pele do que o tradicional.

      Excluir
    2. Amigo Cris comprei um Animale for men e tô achando ele muito muito fraco. vc conhece algum padrão da marca que me ajude a descobrir a falsificação?

      Excluir
  9. comprei um one million, tem 99% de embalagen correspondente a ser original, digamos sem duvidas! minha duvida é em relaçao a fragancia, sinto o cheiro muito forte ao borrifar na pele, depois de mais ou menos 2 horas eu já quase nao sinto muito o cheiro, eu nunca tinha usado este perfume é a primeira vez.
    pouco tempo depois ki o borrifo na pele as pessoas comentan me elogia e tal, mais eu mesmo nao sinto muito o cheiro, principalmente umas 2 horas depois ki o borrifei, e todos falam ki sua fixaçao e projeçao é absurda
    sera ki isso é normal? ou pode ser um perfume falso? mais se for falso é uma coisa muito muito muito identica, a melhor falsificaçao do planeta, ou se nao for o problema sou eu mesmo ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson, é possível que o perfume não tenha se adequado a sua pele. Isso pode acontecer. Por exemplo: amo Armani pour Homme, o tradicional. Mas ele não dura mais que três horas em minha pele. Isso é possível. Outra coisa: existe o que chamamos de acomodação olfativa. Seus sensores acabam se acomodando e se acostumando ao cheiro de um perfume. Procure borrifar longe das narinas, de preferência, na nuca, pulsos e na roupa também, de leve.

      Excluir
  10. Respostas
    1. João Victor: sem querer excluí sua pergunta, mas vai aqui a resposta: embora a fórmula seja mantida, a qualidade das essências utilizadas pode variar, ou até mesmo o odor, por influência de diversos fatores, como o clima, no caso da produção de alguma matéria prima (natural). No livro "Diário de um Perfumista" o enunciador fala sobre isso, usando como exemplo, se não me engano, o jasmim. Acontece que, hoje, quase todos os componentes utilizados em um perfume são sintéticos e, por isso, tem-se maior controle em laboratório. Outra coisa: as correções, creio eu, sempre são feitas por meio de recursos tecnológicos, quando algum lote não ocorre de forma idêntica ao anterior.
      Mesmo assim, João, para os narizes mais sensíveis, acredito que seja possível identificar alguma nuance distinta entre um lote e outro...

      Excluir
  11. Bom dia! Comprei um Byzance pro meu pai no Ebay, ele chegou ontem e fui experimentar. Em poucas horas (umas duas horas) o cheiro saiu. Apesar de não conhecer o perfume, sei que ele tem boa fixação, pois já li bastante sobre ele. Será que me venderam um eau de toilette no lugar de um eau de parfum? No fundo do vidro está escrito Eau de Parfum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ramone!

      Acho pouco provável. Vender EDT por EDP é novidade pra mim.
      Devem-se observar outras coisas:
      Em primeiro lugar, não se trata de um perfume popular a ponto de ser tão facilmente pirateado. Em segundo lugar, deve-se considerar a questão da pele e da acomodação olfativa. Faça um teste: pergunte a quem está perto de você se realmente não está sentindo o perfume. Ou tome um banho morno no final do dia e observe se o odor do perfume vai aparecer. Geralmente dá certo.

      Excluir
  12. Adorei a dica. Isso só forticou mais o meu conhecimento.ainda hoje por um pouco seria vítima mais por conhecer bem o perfume que quis comprar logo que observei a garrafa e senti o cheiro dei conta que era uma réplica.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a dica. Isso só forticou mais o meu conhecimento.ainda hoje por um pouco seria vítima mais por conhecer bem o perfume que quis comprar logo que observei a garrafa e senti o cheiro dei conta que era uma réplica.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!
    Eu costumo comprar os meus perfumes importados em uma loja hiper mega conhecida aqui em minha região. No dia 19/01/2016 comprei o mesmo perfume que sempre utilizo, Paco Rabane One Million, desta vez melo mercado liver (Site), Como o Jefferson Gustavo informou, a embalagem, o nº de lote (tanto na caixa como no frasco) ele parece ser original, porém comprando o liquido do que comprei na loja física, ele nem se compara com a fixação, não dua nem 2 horas na pelo e na roupa. O fraco que comprei na loja física o local aplicado fica oleoso. O que comprei no mercado livre não fica oleosa a pele. outra coisa, ele veio sem o selo de autenticidade.

    ResponderExcluir
  16. Olá bom dia, tenho uma dúvida e gostaria de fazer uma pergunta. Tenho o perfume Chance Eau de Toilette da Chanel na parte de baixo do frasco esta escrito Made in France, uma pessoa quer me vender um Chance Chanel Eau de Parfum mas notei que no frasco dele embaixo esta escrito Made in USA diferente do meu que esta escrito Made in France, achei estranho porque são o mesmo perfume e mesma marca, seria falsificado o que tem Made in USA? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como a Coca-Cola: as indústrias estão espalhadas por aí. Isso não significa que seu perfume seja falsificado. A concepção é francesa.

      Excluir
  17. Bom Dia ,

    Estou com uma dúvida sobre o perfume que acabei de comprar no Mercado Livre seja falso, uso o Euphoria da marca Calvin klein a muitos anos, 100ml, ele veio lacrado com marcas em auto relevo na caixa, made in USA, porém logo na caixa percebi que o site da empresa não existe, está clavinkleinfragances.com com um código de referencia , ainda na caixa, está impresso o número do lote , não está gravado na caixa, o frasco tinha a gravação em preto do lote que estava na caixa e conferi que foi fabricado em setembro de 2015, porém a gravação ao raspar com a unha sumiu, percebi que é na verdade uma tinta, e no adesivo abaixo não existe nenhum código , por fim ao utilizar a válvula a velocidade do jato me estranhou mais forte do que habitual , o cheiro primário foi de Álcool e posteriormente a fixação não durou mais que 30 minutos, totalmente diferente do que tinha. Minha dúvida é não tenho os fracos antigos, então não sei como a Calvin Klein coloca o lote no frasco, gostaria que alguém me ajudasse, pois reclamei com o vendedor ele não quer a devolução do produto e estorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho mesmo. Posso verificar em meus frascos e fazer a comparação.
      Aguarde...

      Excluir
  18. comprei u acgua de Giorgio da Giorgio Armani, mas estou na dúvida pois veio o kit e ele não estava lacrada segundo o vendedor os kits não vem lacrados isso é realmente verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!
      Isso porque a caixa do kit já vem lacrada, o que dispensa a necessidade de o perfume que se encontra lá dentro também estar lacrado. Isso aconteceu com meu kit Azzaro.

      Excluir
  19. comprei u acgua de Giorgio da Giorgio Armani, mas estou na dúvida pois veio o kit e ele não estava lacrada segundo o vendedor os kits não vem lacrados isso é realmente verdade?

    ResponderExcluir
  20. comprei u acgua de Giorgio da Giorgio Armani, mas estou na dúvida pois veio o kit e ele não estava lacrada segundo o vendedor os kits não vem lacrados isso é realmente verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, algumas marcas comercializam seus perfumes sem o plástico que recobre a embalagem externa. Hugo Boss, por exemplo, em alguns casos.
      No caso de Armani, vale a pena verificar no site da marca.

      Excluir
  21. Estou com uma dúvida cruel, adquiri um mont blanc individuel com uma vendedora que tem boas referências em um grupo do facebook, foi uma compra no escuro, ainda tenho que averiguar indo a uma loja em algum shopping para ver se a fragância bate, mas o fato é que ele tem uma fixação de média para fraca, muito rente a pele e quase não projeta nada na primeira hora, a partir da 2 hora só colando o nariz pra sentir o cheiro, com umas 5 borrifadas mais ou menos ele não passa das 6 horas.
    Já fiz várias pesquisas na internet, procurando indícios de falsificação e nada, o que achei de diferente é o pessoal falando que ele foi reformulado e ficou mais fraco, ele veio lacrado com celofane aparentemente de boa qualidade, com uma etiqueta de uma importadora do Paraguai, a caixa é a mesma com alto relevo, o código da caixa bate com a do frasco (que está em adesivo) ambos impressos com um tipo de tinta a lazer, eu precisaria comparar com alguém que tem o frasco dele para ter alguma certeza, porque notei algumas imperfeições nas laterias internas do vidro, de resto está normal. Se caso você, dono do blog, conhecer o perfume e poder dar uma analisada, se não for lhe incomodar, posso enviar fotos da caixa e do frasco. O batch code dele é esse : 08f28f090

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim: mande para cbazoni@hotmail.com

      Excluir
  22. Caralho, acho que fui enrabado. Comprei um 212 100ml no mercado livre por 200 reais. Antes de efetuar a compra, li todas as qualificações de todos os produtos do anunciante e pareceu-me muito confiável... Isso não mudou quando recebi o produto, visto que SEMPRE usei o 212 original. Tudo igual... Caixa, produto, fragância... Mas como sou muito desconfiado com as coisas, parei aqui e tô com uma dúvida absurda... O número gravado na caixinha é 61721, consta no checkfresh, tudo certo. Mas NÃO tem esse número no fundo do frasco... Só tem New York 10022 e Barcelona 08021, mas esses números seriam os CEPS, não?
    Cara, encontrei o número enquanto tava escrevendo isso e SÓ PARA NÃO PERDER A VIAGEM: no caso do 212, o número de série NO FRASCO fica gravado do lado do espirro, ou seja, tem que tirar a tampa do perfume.
    Talvez seja útil para quem esteja na dúvida. O meu conferiu, graças a deus. Muito útil seu texto, cara. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UFA! SENTI ALÍVIO DAQUI, POR VOCÊ.

      VALEU PELA PRESENÇA!

      CRIS

      Excluir
  23. Alguem me ajude, por gentileza. Comprei um perfume ralph lauren polo blue edt 200ml no site sieno, a fragrancia eh muito boa, a fixação tambem, mas fiquei encucado com a questao dos codigos impressos na caixa e no frasco! São diferentes! fiz a consulta dos dois e ambis deran retorno, so q com a diferença de 2 meses de um pro outro! E então, sera q eu comprei gato por lebre?

    ResponderExcluir
  24. comprei um eternity da calvin klein, consultei o código no fundo da caixa no checkfresh e conferiu, o código da caixa é o mesmo no fundo do frasco porem é um adesivo, fiquei ainda na duvida, pois verifiquei que no frasco contem dois arranhões. alguma dica para me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há problemas em ser adesivo. Muito comum.Sobre os arranhões, se vc tirou o frasco da caixa lacrada e os viu, é preocupante. Tem como tirar uma foto?

      Excluir
  25. Comprei um emporio armani she, primeira vez que uso, a caixa não tem o código e é de cor preta. Achei estranho, mas tem código de barra e o frasco está perfeito. Alguém que usou esse perfume pra me ajudar?

    ResponderExcluir
  26. Comprei um emporio armani she, primeira vez que uso, a caixa não tem o código e é de cor preta. Achei estranho, mas tem código de barra e o frasco está perfeito. Alguém que usou esse perfume pra me ajudar?

    ResponderExcluir
  27. A caixa do perfume original, obrigatoriamente, vem com o código de barras impresso? E com o código de conferência com o frasco na caixa também?

    ResponderExcluir
  28. Bom dia!Estou aq numa procura danada!Estou querendo comprar o kit light blue,212 vip rose,e um eternity...so que no ML.Tenho os codigos tudo certinho,ja verifiquei as datas de fabricacao,pesquisei no google e tal,mas ainda estou com duvida pq o preço ta bom demais!Seria a primeira vez que compraria com esse vendedor!Ele ja me enviou fotos pelo zap pra eu ver mas mesmo assim...se tiver como me orientar por favor!A reputacao e muito boa!Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Davi! Infelizmente não há como sabermos da origem do perfume sem tê-lo em mãos. No ML tem de tudo: muita falsificação e muita coisa original e com preço bom. Se o vendedor é bem qualificado e já garantiu que os perfumes são originais, vale arriscar. Além do mais, não é comum pirataria de kits.

      Excluir

Participe deste blog. Vamos trocar experiências olfativas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...