terça-feira, 22 de março de 2011

Coentro


O coentro é muito utilizado na culinária brasileira nordestina e também na região norte. Em Portugal é muito utilizado, por exemplo na cozinha alentejana e noutras regiões do sul do País. No norte é praticamente ignorado.
Originário do sul da Europa e do Oriente Médio, o coentro já era conhecido e utilizado pelos egípcios, não como tempero, mas como planta medicinal (a ele se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores das articulações e reumatismos), além de possuir efeito anafrodisíaco."
Na perfumaria participa de composições marcantes e de impacto, principalmente, e, ao lado do alecrim, do manjericão e da sálvia, compõe acordes bastante aromáticos e dá toques orientais a muitas fragrâncias. Conhecido como coriander, produz sementes e folhas muito perfumadas, com um odor intenso e nada convencional. Algo aromático, picante e levemente amargo mistura-se ao efeito estimulante. Os poderosos Opium F. by Yves Saint Laurent, Dolce & Gabbana F, Escape F. by CK e Polo by Ralph Lauren são exemplos de criações contendo esse aroma.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...