quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A fixação de um perfume na pele

Engano pensar que, só por ser importado (principalmente francês), um perfume vai durar quase que uma "eternidade" na pele. Realmente há fragrâncias mais duradouras, no entanto, entre os famosos, também há aqueles com um tempo de fixação menor. Devemos levar em consideração o seguinte: Em primeiro lugar, o tipo de pele e de matabolismo de cada um. Sim. Isso influencia demais na fixação de um perfume. As peles morenas e as mais oleosas, por exemplo, têm maior poder de reter a fragrância. Outro ponto importante: os ingredientes que formam a base de um perfume. Na verdade, não há um produto químico chamado "fixador" que se acrescenta a um perfume. Os fixadores são elementos naturais que também participam da composição da fragrância. São as notas de fundo, geralmente representadas por madeiras, resinas e matéria-prima de origem animal (musk, por exemplo). Portanto, a elaboração cuidadosa dessas notas de fundo é que garante a fixação do perfume. Último item: a concentração de essência contida em um perfume. Eau de Toilette, Eau de Parfum e os mais poderosos: Parfum ou Extrato. Em ordem crescente, essas três denominações (as principais)indicam a porcentagem de essência contida num perfume. Cabe lembrar que entre os masculinos é mais comum a versão Eau de Toilette. Entre os femininos pode-se encontrar uma mesma fragrância nas três versões (com preços diferentes, é claro).

Angel

Essa fragrância tem lugar garantido entre os mais importantes e significativos perfumes de toda a história. Angel inaugurou a tendência gourmand na perfumaria, isto é, a criação de fragrâncias inspiradas em guloseimas, como o chocolate e a baunilha. Foi criado em 1992, inspirado nas memórias de infância de Thierry Mugler. Contém bergamota, amora, mel, baunilha, caramelo e chocolate. Um perfume que mais parece uma sobremesa.
Muitas pessoas, entretanto, reprovam-no por ser demasiadamente apelativo. Creio que os tons florais deveriam sobressair de maneira mais viçosa, mais vibrante. Falta-lhe algo mais cítrico, mais aromático, embora seja um perfume oriental. Pensemos em Ange ou Démon, por exemplo. Ou em Dior Addict.
Há uma impressão em Angel de que as flores que participam dessa composição murcharam há tempos. Entretanto não se pode ignorar os efeitos "saborosos" desse perfume. A combinação de notas doces e gulosas fomentam a curiosidade e o desejo.
O frasco é deslumbrante e tem se tornado objeto de desejo de muitas mulheres que conheço.
Para a mulher que se utiliza de seu ar angelical para se tornar ainda mais sedutora. Está entre os preferidos de Nicole Kidman, Hillary Clinton e Dianna Ross.

Kouros

Um clássico da perfumaria, mantém um público fidelíssimo. Perfume masculino por excelência e impossível de não ser notado. Kouros pertence à família dos aromáticos, ao lado de Drakkar Noir, Paco Rabanne e Azzaro pour Home. Inspirado na Grécia Antiga, carrega consigo toda a virilidade e força dos deuses do Olimpo. Marcou a década de 80, mas continua arrebanhando fãs por todo o mundo. Há aqueles que dizem "detestar" esse perfume. Eu já passei por essa fase e, como a maioria, acabei cedendo ao seu poder de sedução. Contém louro, coentro, bergamota, cravo, canela, gerânio, jasmim, vetiver, patchouli, âmbar e musk. Esses elementos criam um interessante contraste que revela a rusticidade das especiarias e das madeiradas e a delicadeza do jasmim. O fundo é besuntado, viril, opulento, lembrando os odores secretos da intimidade animal.
Kouros é contundente, como deve ser, e seu apelo aromático (principalmente do coentro) e incensado cede lugar, aos poucos, às insinuações voluptuosas das notas de base, que persistem por uma fração de eternidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...