quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Hypnotic

Quisera eu ter a sabedoria de combinar elementos naturais que resultassem numa obra-de-arte como essa! Hypnotic Poison faz, de fato, justiça ao nome que carrega. Da aclamada grife Christian Dior, foi criado no final dos anos 90 para fazer parte da linha "Poison", que, em português, quer dizer "veneno". Um veneno que hipnotiza. Verdade. Uma fragrância da família oriental amadeirada, contém frutas como coco, damasco e ameixa, flores como o jasmim e a rara tuberosa, além de um fundo de baunilha e madeira de jacarandá. Simplesmente irresitível, com uma excelente fixação. Hypnotic tem saídas floral-frutadas que enfeitiçam logo no primeiro contato. Aos poucos, vai deixando um rastro quase "saboroso", caramelizado e quente, já apontando a tendência "gourmand" que viria logo em seguida com Angel de Thierry Mugler.

Jasmim

Seu aroma é adocicado e profundo, porém não intoxicante, como a dama-da-noite, por exemplo, e é juntamente com a lavanda e a rosa um dos aromas pilares da perfumaria.
Consta na obra "O Segredo de Chanel 5" que o aroma do jasmim, até os anos 20, fora considerado subversivo, o preferido das mulheres de "vida fácil", das animadoras de casas noturnas, que serviam de prazer os homens sedentos nos bordéis...
Hoje, graças também a Gabriele Chanel, que desconstruiu uma gama de conceitos equivocados sobre o comportamento e a moda feminina, o jasmim é a flor queridinha da perfumaria, mais que a rosa, seguramente.
Participa de criações muito femininas e delicadas, ou de perfumes mais orientais e contundentes. Pode ser símbolo virginal ou obsceno, e também ocorre em fragrâncias masculinas, dando o toque delicado aos acordes às vezes amargos de ervas e madeiras. Estima-se que sejam necessárias mais de 10.000 flores para se obter 1kg de essência. A maior produtora de jasmins do mundo é a Índia, mas a China sempre foi uma grande produtora dessa delicada flor. Há varios tipos de jasmim. Entre eles está o jasmim sambac, muito apreciado pela perfumaria e jasmim-estrela, muito cultivado no Brasil.
Dentre os perfumes Chanel, por exemplo, contendo esse aroma, estão Chanel nº 05, Coco Chanel, Allure e até o masculino Antaeus.
Merecem destaque o magnífico Jasmim Noir, de Bvlgari, Cabochard, de Grés, J'Adore, de Dior, entre tantos outros perfumes inspirados nas flores brancas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...