sábado, 9 de outubro de 2010

A Tendência da Perfumaria (GOURMANDS) em Diferentes Apresentações

"Galera, os gourmands são perfumes que insinuam delícias culinárias. Seu principal representate é Angel by Thierry Mugler".

Acompanhem a dica de ELLE:

A receita não poderia ser mais saborosa. Doses generosas de frutas – cítricas e adocicadas – e pitadas de especiarias. A composição das novas fragrâncias seduz não apenas o olfato: dá água na boca! Os chefs dessa nouvelle cuisine olfativa (os chamados narizes da indústria perfumística) são mestres em misturar porções exatas de elementos até chegar a uma poção mágica, capaz de provocar suspiros. A lista de ingredientes pode ser conhecida, mas o modo de fazer é um mistério. O resultado dessa alquimia são aromas que podem muito bem representar um sabor, uma personalidade, um desejo… “Os gourmands contemporâneos vão além do doce. Exploram outras sensações gustativas, trazendo uma nova dimensão na percepção do perfume”, explica Júlia Fernández, gerente de marketing da casa de perfumes IFF, nos Estados Unidos.


Confira o cardápio de novas fragrâncias:

Coquetel de verão


Frescos, os perfumes com notas cítricas agradam mulheres modernas, descoladas, como Katie Holmes e Uma Thurman. “Em reação aos perfumes fortes da década anterior, o começo dos anos 1990 trouxe perfumes mais frescos”, analisa Renata Ashcar, autora do livro Brasilessência. Fabio Navarro, perfumista da Fragrance Expertise, de São Paulo, acrescenta que o divisor de águas da categoria dos cítricos foi o CK One, de 1994, que reforçou a tendência unissex. “A partir daí, a perfumaria passou a ser globalizada, derrubando barreiras como preferência olfativa e mercadológica de cada cultura.”


 
Doce tentação


“O lançamento, na década de 1990, de Angel, de Thierry Mugler, um revolucionário mix de notas açucaradas, como baunilha e chocolate, foi um marco”, explica Fábio Navarro. “Esse tipo de composição explora tanto a inocência como a sensualidade e perdura muito mais tempo que os cítricos e frescos”, acrescenta Eurico Mazzini, perfumista da Drom Fragrances. Júlia Fernández acrescenta que composições com acordes adocicados e flores tradicionais, como a rosa e o jasmim, são feitas sob medida para mulheres provocantes. “Envolventes e sensuais como Megan Fox”, exemplifica Renata Ashcar.

 
Salada de frutas


“Pêssego, maçã e pera misturados a outras notas florais revelam um equilíbrio entre inocência e sensualidade. Para as mulheres românticas, com um toque de leveza e frivolidade”, define Júlia. “Geralmente, exploram um lado mais jovem”, explica Eurico. As notas frutais também saem do lugar-comum e dão espaço a frutas exóticas, como a lichia. “É como se fosse um convite à ousadia, a ser diferente”, observa Fábio. “Adequados para o verão, esses perfumes são extremamente femininos e representam uma mulher romântica, delicada, como a atriz Reese Whiterspoon”, interpreta Renata.

 
Bem temperado


Pimenta, cardamomo, gengibre, açafrão, sálvia… As especiarias estão cada vez mais presentes nos chamados perfumes orientais. “Na verdade, eles são do grupo aromático ou especiado e buscam o lado mais misterioso, adulto”, define Eurico Mazzini. Se por um lado essas composições sugerem calor e sensualidade, Fábio Navarro explica que as notas de pimenta, diferentemente do que se supõe, dão um toque de frescor e sofisticação ao perfume. “Se incluírem flores, sândalo e musk, o resultado será chic”, assegura Júlia Fernández. Para Renata Ashcar, é a fragrância ideal para mulheres como Anne Hathaway.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...