segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Rosa: Rainha entre as Flores

A rosa está entre as principais matérias-primas para a criação de perfumes femininos. Ao lado do jasmim e da lavanda, é considerada o carro-chefe da perfumaria mundial. A França, a Itália, o Marrocos, a Bulgária e a Turquia são as maiores produtoras. Há campos dessas flores cultivados exclusivamente para grandes grifes, como na cidade de Grasse - França - em que grande parte da produção é destinada às poderosas Chanel, Cacharel e Nina Ricci. Os perfumes contendo rosas são, geralmente, românticos. 
Entre os tipos de rosas mais cultivadas para a perfumaria estão a Rosa Damasceno e a Rosa Centifolia, que ainda conservam o poder desse perfume, diferentemente de outras híbridas que, em função da busca por tamanhos e cores variadas, têm perdido seu valioso aroma.
Ícones da perfumaria como Chanel 05, Opium, J'adore, Trésor, Shalimar e Femme de Rochas contêm esse insubstituível ingrediente. A chamada Rosa de Maio é também muito utilizada na perfumaria.

4 comentários :

  1. Acho que a fórmula do Trésor foi alterada. Tenho um frasco com um pouco do antigo e um novo, adquirido há um ano. Este mais novo me parece um pouco sem graça, havia uma nota "corpórea", quase como um cheiro humano de pele suada no drydown do primeiro, mas foi extirpada essa nota agora. O que seria, musc?
    O perfume perdeu muito ou será que o meu é falso?

    ResponderExcluir
  2. Será??? Confesso que não percebi. Mas veja bem: como você já sabe, existe o que chamamos de acomodação olfativa. E isso vai além de se acostumar com a fragrância. Às vezes, deixamos de sentir o que de mais interessante pra nós continha o perfume. Sentimos o cheiro, mas não o efeito, saca? Acontece isso comigo quando sinto Lou Lou. Tenho essa mesma impressão. Houve uma época que pensei em falsificação, mas não. Tentei um similar que considerava idêntico e também não encontrei o que procurava. Isso, é claro, não descarta a possibilidade de ter havido alteração. Sobre essa nota que você definiu como "corpórea", sim, provavelmente o musk ou o âmbar que pode ter muitas facetas,dependendo da combinação. Agora vou dizer uma coisa, já que trocamos essas experiências: existe uma colônia nacional chamada PARADOXO da empresa Chlorophylla. Essa fragrância tem notas "corpóreas" conseguidas com a combinação de elementos que deixa um viscosidade sexual em quem usa... Claro: isso eu percebo e é relativo também.

    ResponderExcluir

Participe deste blog. Vamos trocar experiências olfativas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...