terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cheiro de Cica

No verão, há uma planta que exala um odor muito forte e que caracteriza a estação em muitas regiões brasileiras. Trata-se de uma espécie de palmeira (ou pelo menos parecida) de nome científico Cycas revoluta, popularmente conhecida como cica, sagu ou palmeira-sagu. É originária do Japão / Indonésia. O odor que essa planta exala no verão lembra algo verde e quase sufocante (semelhante ao cheiro da poeira). Isso pode soar estranho (cheiro de poeira num blog sobre perfumes?), entretanto muitos odores pitorescos, quando bem combinados, podem dar origem a maravilhosas fragrâncias, de extremo bom gosto. Que tal prestar atenção ao andar pelas ruas? É uma planta muito presente em jardins urbanos, contemporâneos e que merece nosso interesse.
Vá lá! Experimente! Sinta o cheiro do verão!

36 comentários :

  1. Existe algum perfume de alguma macara famosa?

    ResponderExcluir
  2. OI, ALLAN! INFELIZMENTE, CONTENDO ESSE ODOR, NÃO! ESTA SEÇÃO DO BLOG É DESTINADA A CERTOS DEVANEIOS. QUEM SABE ALGUÉM NÃO TENHA A IDEIA? ABRAÇOS E OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  3. O cheiro da Cica na primavera e verão lembra o maravilhoso cheiro de pimentão (se tivesse que comparar com algo conhecido).

    ResponderExcluir
  4. Sabe que adoro essas comparações? Acho que registram bem nossas impressões. Que legal! Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Achei esse post muito interessante, há alguns anos minha irmã chamou a atenção para isso. Nós moramos num bairro muito arborizado e sempre que passamos por algumas ruas ela fala: "Está sentindo? olha que delícia o cheiro que fica no ar, é de alguma árvore mas não sei qual é. É cheiro de pimentão".
    Lendo o que a Larissa escreveu, então agora sei do que se trata, a gente ama esse cheiro, é tão refrescante, verde, capaz de impregnar as ruas, parece que estamos num campo. Hoje descobri que chama-se Cica...Sensacional!

    ResponderExcluir
  6. Fico imaginando um perfume como Eden ou Gerani sobre um fundo de Cica... Que loucura!

    ResponderExcluir
  7. Tenho esta planta em casa e amo o cheiro. Possui um odor inexplicável e o cheiro vai longe...

    ResponderExcluir
  8. Acho que cheira à essencia mate-verde, mesmo que de longe, da marca Natura.

    ResponderExcluir
  9. Ahhh!Agora descobri o nome dessa palmeira que já me deu aborrecimentos por que eu e outra vizinha sofríamos com o ardor do cheiro de poeira, uma das filhas dela tinha até dor de cabeça quando sái um "abacaxi" ou até 3 de dentro dela, fica o cheiro de poeira terrível, uma vez arrancamos as cabeças e jogamos fora e o cheiro melhorou mas quando nasceram de novo tempos depois tive que pedir ao vizinho-dono pra tirar, ao que ele fez muito surpreso. Nas proximas veses que nascem de vez em quando ele lembra e tira, ufa...rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Esse cheiro me lembra o perfume Amaury Jr da Agua de Cheiro 2001. Não sei se saiu de linha.

    ResponderExcluir
  11. Me lembra o Amaury Jr da Água de Cheiro 1996, não sei se saiu de linha.

    ResponderExcluir
  12. que interessante sinto esse cheiro aqui semrpe pro volta de dezembro adoro esse cheiro e queria saber qual arvore era.. realmente no local que eu sinto tem cica mesmo rsr vou confirmar depois

    ResponderExcluir
  13. Esta planta tem um cheiro delicioso, que sempre me lembra o natal e reveillon, se trata da cyca revoluta macho que possui troncos grossos e roliços com um abaxi inverso, que sempre brota na época de outubro a dezembro, e quando a planta e molhada seu cheiro fica ainda mais forte, perfumando toda região com uma fragância maravilhosa parecida com o cheiro de ozônio que desce do céu quando a chuva cai.... além de seu tronco ter um delicioso cheiro de terra molhada .....planta fantástica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bela contribuição!
      Poesia!
      Obrigado!

      Excluir
    2. Será esse o aroma de Natal que sempre sinto?

      Excluir
    3. É encantado sim: verde, natural, festivo, estival.

      Excluir
    4. Eu sempre digo que essa fragrância representa o perfume da "VIDA". Pois surgi nos meses mais alegres do ano.

      Excluir
  14. Amo esse cheiro e queria descobrir o nome da tal planta. ..que máximo. ..obrigada
    Monica

    ResponderExcluir
  15. Esse aroma da Cica é fantástico nos períodos de sus inflorescência... Relembra minha infância nas caminhadas pela orla santista... Hoje a tenho em meu jardim em São Paulo e nessas épocas de fim de ano, o aroma atinge o seu auge... Adorável...

    ResponderExcluir
  16. Esse aroma da Cica é fantástico nos períodos de sus inflorescência... Relembra minha infância nas caminhadas pela orla santista... Hoje a tenho em meu jardim em São Paulo e nessas épocas de fim de ano, o aroma atinge o seu auge... Adorável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levei muito tempo para descobrir a origem desse tal cheiro, Paulo.

      Excluir
  17. Ola. Esse perfume que estão falando do Amauri Junior é de 2011 certo? Lançado junto com o perfume Deborah Secco. abç a todos.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  18. Galera, existe uma marca de New York chamada Demeter que tem cheiros de quase tudo. Poeira, massa de bolo, lavanderia, Natal, couro novo, jardim molhado, chuva, tempestade,Nova Zelândia (isso mesmo) e muitas outras. É muito usado pelas celebridades mais excêntricas daquelas bandas. Eu comprei algumas e são incríveis!!! Tenho a de chuva, grama cortada, tempestade, sabão puro, gin tônica, loção bronzeador e ar marinho. Amo todas!!!

    ResponderExcluir
  19. Galera, existe uma marca de New York chamada Demeter que tem cheiros de quase tudo. Poeira, massa de bolo, lavanderia, Natal, couro novo, jardim molhado, chuva, tempestade,Nova Zelândia (isso mesmo) e muitas outras. É muito usado pelas celebridades mais excêntricas daquelas bandas. Eu comprei algumas e são incríveis!!! Tenho a de chuva, grama cortada, tempestade, sabão puro, gin tônica, loção bronzeador e ar marinho. Amo todas!!! Eu falei tudo isso só porque eu sinto cheiro de coisas"estranhas" pra algumas pessoas, por exemplo, antes de conhecer a Cica revisita, eu chamava de cheiro de Natal, pois só sentia nessa época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal demais!
      Tenho um amigo que diz ser o cheiro do verão.
      Um abraço e obrigado!

      Excluir
  20. Boa tarde!
    Foi muito engraçado meu contato com a cyca revoluta.
    Moro no litoral recentemente, e sempre que vinha passar as férias de verão aqui sentia esse cheiro que chamo de cheiro de verde, um cheiro amargo, minha mãe e eu sempre sentimos esse cheiro e marcou nossa vida é gostamoa muito, e quando viemos morar aqui comesamos a seguir o cheiro e descobrimos que vinha daquela planta parecida com uma palmeira, aí recentemente vi na faculdade, em uma aula de morfologia vegetal o nome dela, e aqui estou eu procurando algo mais sobre ela e achei esse blog que enfatiza justamente o cheiro que ela esala !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Muito obrigado pela preciosa contribuição. Adoro essas histórias envolvendo cheiros...

      Excluir
  21. A minha tia tem a cica e qdo começou dar os abacaxis o jardineiro dela me deu uma para plantar. Ok! Está linda e enorme, mas não tem cheiro, estou super frustrada. Ano passado ainda era um bebê, agora está grande e cheia de folhas novas, está realmente linda, porém sem cheiro, será q tem alguma explicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Seja bem-vinda!
      A cica só libera o cheiro quando se abre a flor (algo semelhante a um abacaxi), que brota do seu centro.

      Excluir
  22. Sensacional ter visitado este blog. Há anos tenho "faniquitos" quando sinto esse "cheiro de verde", como alguns de vocês comentaram, e sempre dizia: Preciso descobrir de onde vem esse cheiro! Hoje acho que descobri! Vou agora conferir in loco, em algum viveiro, ou se encontrar uma Cyca Revoluta pela frente. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou comprar a minha!! Parabéns por apreciarem a Natureza!! Sou mais uma!

      Excluir
  23. O cheiro característico desta planta de poeira e de pimentão a primeira vez que senti foi em um natal, saia na frente da casa da minha avô e no edifício de frente sentia esse cheiro, estava até enfeitada com aquelas luzes antigas arrendondadas e coloridas como arvore de natal, ai ficou essa lembrança de um tempo maravilhoso... foi a pouco tempo... acho que em 1977 a mais de 40 anos.

    ResponderExcluir

Participe deste blog. Vamos trocar experiências olfativas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...